Acesse:

terça-feira, 24 de março de 2009

Médico alerta população para a prevenção da tuberculose

O médico Rached Mohamud Ali, responsável pelo SESI Clínica em Porto Velho, alertou toda população para a prevenção da Tuberculose. “Hoje, é o dia mundial de combate a doença. Milhares de brasileiros ficam doentes todos os anos. O Brasil está em 16º lugar entre os países com mais casos da doença”, informou.

O médico declarou que de acordo com dados da Secretaria de Saúde e a da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sedam) existem em Rondônia cerca de 550 casos de tuberculose registrados.
Sintomas
Conforme o médico, o sintoma mais freqüente da tuberculose pulmonar é a tosse, muitas vezes acompanhada de escarro. Mesmo quem fuma ou acha que só está com uma gripe mal curada deve ficar atento aos sintomas que acompanham a tuberculose: “Tosse com catarro por mais de três semanas; febre baixa no fim do dia; suor durante a noite; cansaço, dor no peito e nas costas; perda de apetite e emagrecimento”.
Tratamento
Rached explica ainda que a tuberculose é uma doença grave, mas que tem cura, porém se o doente não seguir a risca o tratamento, a tuberculose pode levar à morte. “Quanto mais cedo à doença for diagnosticada, mais rápida será a cura”. Ele ressaltou que um em cada quatro doentes que iniciam o tratamento desistem de tomar os medicamentos antes dos seis meses necessários para se curar.
Fonte: Programa A VOZ DO POVO

Nenhum comentário:

Homenagem Portovelhoagora aos 30 anos do PACMAN

@2010

Acesse: